Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Oxalis diamantinae Knuth CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 29-05-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Oxalis diamantinae é uma erva rupícola exclusiva dos Campos Rupestres do bioma Cerrado. É considerada endêmica, restrita ao Estado de Minas Gerais, conhecida apenas do Planalto de Diamantina, região de Biri-Biri. Apresenta EOO de 230,82 km² e AOO de 12 km², e sofre constante pressão do ecoturismo desordenado, queimadas e criação de gado. Representada por apenas duas coleções, a espécie foi considerada "Em perigo" (CR), sendo necessários investimentos em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar a existência de subpopulações da espécie, considerando a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oxalis diamantinae R.Knuth;

Família: Oxalidaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Decrita em Notizbl. Bot. Gart. Berlin-Dahlem 7: 296. 1919.

Distribuição

Ocorre no Estado de Minas Gerais (Abreu; Fiaschi, 2012).

Ecologia

Caracteriza-se por ervas, terrícolas, de aproximadamente 45 cm de altura; flores e frutos entre os meses de novembro e fevereiro (Abreu; Fiaschi, 2012; Conceição, 2009).

Ameaças

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Na regiãocentral do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração,a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas(Vasconcelos et al., 2008).

10.1 Recreation/tourism
Incidência local
Severidade high
Detalhes A grande quantidadede áreas pouco alteradas ao longo de todo o corredor da Cadeia do Espinhaço e orecente reconhecimento de sua importância com a criação da Reserva da Biosferado Espinhaço apontam para a necessidade de se atuar com rigor na ordenação daocupação do solo em todo este corredor, sobretudo controlando a especulaçãoimobiliária e o turismo desordenado e o desmatamento para carvoaria e, emcertas áreas, a mineração. Por sua expressiva belezacênica e atrativos naturais, esta região vem se constituindo num alvo demudanças socioespaciais ocasionadas pelo afluxo cada vez maior de visitantes eturistas, além da crescente ocupação caracterizada pelas segundas residênciasde lazer. Tal fluxo turístico e ocupação exógena adquiriu expressão a partir dofinal dos anos sessenta e vem aumentando significativamente nos dias atuais(Oliveira, 2002).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Aespécie consta no anexo II da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada uma espécie "Deficiente de dados" (DD) paraa avaliação de risco de extinção.

Referências

- ABREU, M.C.; FIASCHI, P. Oxalis diamantinae in Oxalis (Oxalidaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB032108>.

- CONCEIÇÃO, A.A. Oxalidaceae. In: GIULIETTI, A.M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M.J.G. ET AL. Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional, p.312-313, 2009.

- VASCONCELOS, M.F.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação., Megadiversidade, n.1-2, p.221-241, 2008.

- OLIVEIRA, H.G. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. In: MURTA, S.M.; ALBANO, C. Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte, MG: UFMG; Território Brasilis, p.225-237, 2002.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Oxalis diamantinae in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Oxalis diamantinae>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 29/05/2012 - 19:57:14